ID#90 – Hidróxido de cálcio, antes ou depois?

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Você faz parte do grupo que se mantem firme ali abraçado ao hidróxido de cálcio? E por estar abraçado a esse material ainda tem algumas dúvidas sobre que horas faz a aplicação do ácido para tratar a dentina? Se isso te interessa fique aqui mais uns minutos que com certeza vou esclarecer seus questionamentos. 

Olá, eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e se está aqui pela primeira vez vai lá no nosso site e assine a nossa lista VIP para começar a receber nossos emails ou cadastre nosso numero no seu WhatsApp para fazer paste da nossa lista de transmissão e ficar por dentro de tudo que estamos fazendo.

E vamos lá. Com certeza eu devo ter aí do outro lado dois grupos de colegas. os que estão pensando porque eu vou falar de hidróxido de cálcio se eu já afirmei mil vezes que não faço uso desse material como forramento, e que só o emprego em situações absolutamente pontuais. E o outro grupo dizendo finalmente ela vai falar de algo que uso bastante e que ninguém anda falando.

Vamos por partes. Realmente não uso mesmo. Só uso hidróxido de cálcio quando a polpa está ali dando aquela piscada de olho pra mim e se decido que vou empregá-lo uso apenas nessa área da piscada. Outra situação que uso é quando desejo fazer um tratamento expectante e se você não sabe do que estou falando tem um vídeo no nosso canal que fala bem certinho de quando fazemos e como fazemos o tratamento expectante.

Por que não uso devem estar se perguntando. Porque confio nos sistemas adesivos e se confio nesses materiais e confio na técnica que emprego não vejo sentido em usar hidróxido de cálcio. 

Mas vamos lá. Você quer continuar usando, ok? E aí vamos criar duas situações diferentes. Vai colocar hidróxido de cálcio e depois ionômero de vidro quimicamente ativado. Limpa a dentina antes ou depois de colocar o hidróxido de cálcio? E quando falo limpar estou me referendo ao uso do ácido poliacrílico que falei no vídeo passado. Não viu? Vai lá e assiste pois esse é decorrente de uma dúvida que surgiu no vídeo anterior. 

Clareando as idéias. faz a colocação do hidróxido de cálcio. Depois faz a limpeza apenas nas áreas que estão expostas, lava, seca e aplica o ionômero de vidro. Ficou claro?

Ah! Mas não vou usar ionômero vou usar resina, vou usar sistema adesivo. Se seu sistema adesivo é convencional e você por estar empregando esse tipo de material precisa fazer condicionamento ácido na dentina. A sequencia é: Aplica o hidróxido de cálcio, espera tomar presa, claro. faz o condicionamento no esmalte e na dentina que não tem hidróxido de cálcio, lava, remove o excesso de água e aí aplica o sistema adesivo. Espero ter te ajudado. Mas se ainda tem algum ponto, mesmo que seja pequenino que ainda não entendeu coloca aqui abaixo a sua dúvida que irei responder.

Se esse vídeo te ajudou coloca um like e manda para o coleguinha que você acha que vai gostar. Vamos compartilhar conhecimento, discutir e crescer afinal esse é o propósito do inspirando dentistas. E não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais, instagram, facebook, podcast e youtube. E saiba que de onde veio esse vídeo tem muito mais.

beijo grande e te vejo no próximo.

 

Deixe seu Comentário