ID#16 – Preciso aumentar o valor

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal por acaso você já terminou uma faceta de resina composta e o dente aparece um pouco mais acinzentada? Com pouca luminosidade? Se isso já te aconteceu e você quer saber como resolver é sobre isso que vou falar agora. 

Para quem não me conhece ainda, eu sou Dulce, Dulce Simões do Inspirando Dentistas e acredito verdadeiramente que esses videos podem te ajudar de alguma maneira a melhorar os seus resultados. 

Pois bem pessoal vamos relembrar agora de alguns conceitos, para podermos deixar as coisas mais claras, é o que desejamos literalmente. Mas vamos lá. Vamos relembrar que alguns conceitos ópticos como matiz, croma e valor.

Matiz o nome da cor, azul, verde, amarelo, vermelho e por aí vai. No nosso mundo temos os matizes A que é o marrom, B que é amarelo, C cinza e D que é o vermelho acinzentado. O croma ou saturação representa a intensidade da cor, azul mais claro ou azul mais escuro, é na verdade mais do mesmo, azul, mais azul, mais azul e quanto mais azul maior a saturação. Nas nossas escalas isso é representado pelos números, quanto maior o numero maior a saturação.

E finalmente o valor ou luminosidade.que representa a capacidade que um corpo tem de refletir ou absorver luz, ou quanto de pigmentos claros e escuros tem esse material. 

Nó sabemos que corpos opacos e brancos tem a capacidade de refletir a luz, logo esses corpos apresentam alto valor. Em contrapartida corpos transluzidos permitem a passagem de luz, ficando mais acinzentado. Assim, resinas mais opacas tem maior valor e resinas menos opacas ou mais translúcidas tem menos valor. Resina de dentina tem mais valor, seguida pela resina de corpo ou body e seguida pelas resinas de esmalte.

Primeira sacada de hoje. Preste atenção na estratificação de vocês. Não podem usar para restaurar apenas resinas de esmalte pois isso sempre vai deixar o resultado com baixo valor devido a translucidez desse material.

E segunda sacada é sobre aquele caso em que você tem que fazer um dente de alto valor e não tem muito espaço para trabalhar camadas de resina, um dente que não pode fazer muito desgaste. Então nesses casos você pode usar logo após a colocação do sistema adesiva, colocou o sistema adesivo, polimerizou, aí você vai usar um material de alta opacidade r pequena espessura como é o caso desse material aqui, existem outros, mas acho esse show de bola. Ele é bem opaco, ou seja tem alto valor, mas não é tão branco quanto outros que parecem uma tinta branca e que de tão branco muitas vezes aumenta tanto o valor que o resultado fica artificail, um dente sem naturalidade, meio que chapado, sem a sensação de profundidade, que é o que faz com que a restauração fique bem mais parecida com um dente natural. Você vai colocar esse material em pequena espessura, espalhando sobre toda área que você quer recobrir ou disfarçar, polimeriza e depois aí sim, começa a colocar as camadas de resina, vai fazer sua estratificação.

Eu espero que essa sacada possa te ajudar na próxima vez que você for restaurar dentes escuros ou quando tiver pouca espessura para a colocação das camadas, ou ainda quando seu sistema de resinas não sejam resinas de uma boa opacidade, capaz de resolver essa situação. E agora que você entendeu e já sabe o que fazer deixe seu comentário aqui abaixo. Pergunte ou comente  dizendo o que achou desse vídeo. Não deixe de se inscrever no nosso canal e ver todos os nossos outros vídeos. Se não está com tempo de ver vai ouvindo os podcasts, só não pode deixar de nos acompanhar nem aqui e nem nas outras redes, instagram, facebook e nosso site. E eu vejo vcs no próximo video.