ID#98 – Seleção de cores em dentes posteriores

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Quem já me acompanha sabe que gosto de deixar o nosso dia a dia mais simples e já falei em alguns vídeos passados que não precisamos ser tão rigorosos nessa coisa de seleção de cor para dentes posteriores, mas alguns colegas mais detalhistas insistem nessa questão e por esse motivo vou te passar duas maneiras diferentes de conseguir excelentes resultados no que se refere a esse assunto. E se você gosta de saber de tudo continue por aqui.

Olá eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e se está aqui pela primeira vez vai lá no nosso site inspirandodentistas.com.br e assine a nossa lista VIP para começar a receber nossos emails. Se você está vendo pelo YouTube e ainda não está inscrito no canal, faz logo aqui abaixo sua inscrição e marca no sininho para receber a notificação toda vez que postarmos um vídeo novo.

E quanto aos dentes posteriores como devo proceder? Vamos direto ao ponto. Eu falei de dois caminhos. Então vamos conhecer esses dois caminhos. Primeira coisa, só para lembrar. Esses caminhos serão pensados se estou restaurando com resinas convencionais e não com resinas bula fill, ok? 

Caminho 1: Esse caminho é abordado no livro do meu querido mestre e amigo Dr. Ewerton Nocchi Conceição, onde ele indica usar duas massas de resina. Uma resina de dentina e uma resina de esmalte. A seleção da cor da resina de dentina acontece através da sua observação quanto a cor da dentina, logicamente depois que você fez todo o preparo cavitário. Pronto para restaurar e antes de qualquer tipo de isolamento. Faz a seleção da cor da resina dessa maneira. E a cor da resina de esmalte você vai selecionar olhando a ponta de cúspide do esmalte. Atenção: Observe dois aspectos importantes quando falamos em substituir esmalte. Observe Valor e a translucidez dessa região. Fechado? Ficou claro? Ótimo.

Caminho 2: esse caminho eu faço bastante. Uso para substituir a dentina, uma resina geralmente de saturação alta, tipo A3,5, A4. Atenção. Resina de dentina. E para substituir esmalte uso uma resina de corpo, se o dente apresenta pouca translucidez, com uma cor que mais se aproxima da cor do esmalte do dente que estou restaurando. Uso corpo se estou usando um sistema que tenha dentina, corpo e esmalte como a Filtek Z350 da 3M ou a Palfique da Tokuyama, ou FORMA da Ultradent. Se é outro sistema que só tem esmalte e dentina, eu uso uma de esmalte, esmalte VITTA tipo A1, A2, A3 e por aí vai. 

Existem outras coisinha que poderemos fazer para deixar o resultado mais maravilhoso? Sim. Mas estou aqui voltada para os colegas que tocam seus consultórios e clínicas de forma rápida e não para os que desejam fotografias de livro. 

Gostou desse vídeo? Se te ajudou coloca um like e manda para o coleguinha que você acha que vai gostar. Vamos compartilhar conhecimento, discutir e crescer afinal esse é o propósito do inspirando dentistas. E não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais, instagram, facebook, podcast e youtube. E saiba que de onde veio esse vídeo tem muito mais.

beijo grande e te vejo no próximo.

Deixe seu Comentário