ID#5 – Radiopacidade das resinas bulk fill flow

Tempo de leitura: 3 minutos

Leia o artigo nesse link: Artigo 5

Transcrição do vídeo

Olá pessoal, esse é o vídeo de número 5 dessa série de artigos que tenho trazido semanalmente aqui para vocês. Eu sou Dulce, Dulce Simões do Inspirando Dentistas e tenho certeza que você está a um passo do seu próximo nível profissional.

Hoje eu trouxe um artigo saído do forno, publicado agora em fevereiro de 2017 cujo título é radiopacidade das resinas fluidas bulk fill. Como o nome já está dizendo o objetivo desse trabalho foi avaliar a radiopacidade de algumas resinas bulk fill flow existentes hoje no mercado. Foram avaliadas as resinas Surefil SDR Flow da Dentisply, a Beautiful Bulk Flow da Shofu, a Filtek Bulk Fill Flow da 3M ESPE e a X-tra Base Bulk Fill da Voco.

Pessoal todo mundo aqui já sabe que as resinas melhoraram muito desde que foram colocadas no mercado na década de 60 e que temos excelentes resinas atualmente, e que usamos essas resinas em 100% casos ou quase isso das restaurações diretas que fazemos. No meu caso restauro 100% dos meus casos com resina. O problema é que embora as resinas estejam ótimas hoje ela ainda deve ser inserida de forma incremental pra reduzir o estresse de polimerização e ter certeza de que toda a massa sofreu polimerização. E é claro que quem faz clinica quer duas coisas, facilitar seu trabalho e ganhar tempo. Técnica incremental requer tempo. Mas a gente não pode ganhar tempo fazendo procedimentos errados. Nunca esqueçam resina é operador dependente. Se você faz uma técnica ruim, incorreta, o resultado será uma restauração ruim, com problemas que logo vão aparecer. 

Hoje temos no mercado um novo grupo de resinas chamado de Bulk Fill que permite a colocação de incrementos de até 4-5 milímetros, isso mesmo podemos colocar nessa espessura e essas resinas vão polimerizado de forma eficiente sem que grandes estresses de polimerização sejam gerados, isso tudo devido a mudanças que foram feitas na composição desses materiais. Outra hora vou fazer um vídeo sobre o que mudou, ok? Mas vamos lá. Dentro desse grupo de resinas temos as de alta viscosidade, de consistência igual as todas as resinas e temos as bulk fill flow. As resinas flow são muito fáceis de serem inseridas como estamos vendo aqui, e ainda apresentam uma capacidade grande de molhamento das paredes cavitárias, o que vai ajudar na adaptação do material a essas paredes.

Tudo certo até aqui. Mas essa semana estava assistindo a um curso e uma colega na platéia perguntas sobre a radiopacidade dessas resinas. Ótima pergunta pois radiopacidade é uma das propriedades essenciais de um material restaurador. E se não o fosse como é que nós poderíamos saber se esse material está bem adaptado? Como é que poderíamos observar radiograficamente se existe ali a formação de carie secundária? se existe bolhas, se existe excesso de material naquela margem gengival, se existem margens abertas, todos esses detalhes que são importantes para nós clínicos. Além disso pessoal é muito importante que os materiais sejam mais radiopacos que os tecidos, o esmalte e a dentina. Vamos combinar que melhora a nossa vida.

Pois bem, e qual foi o resultado desse trabalho? Esse trabalho mostrou que as resinas Beautiful Bulk da Shofu , X-tra Base Bulk Fill da Voco e SureFil SDR da Dentisply tiveram radiopacidade semelhantes e maiores que a Filtek Bulk Fill da 3M ESPE. Mas que, isso sim é o mais importante, embora tenha acontecido essa diferença todas essas resinas foram mais radiopacas que a dentina e o esmalte.

Qual a importância clínica desse trabalho? Primeiro que estamos bem de resina bulk fill quanto ao quesito radiopacidade e que com isso podemos facilmente observar radiograficamente quando algo não estiver bom entre o material e a dentina e o esmalte.

Se você gostou desse video curta comente e compartilhe. E Não deixe de contar para os seus amigos sobre o inspirando dentistas. Beijo grande e espero vocês na próxima semana.

 

 

Deixe seu Comentário