O buraco é mais acima, ao contrário do que se imagina!

O buraco é mais acima, ao contrário do que se imagina!

Tempo de leitura: 2 minutos

Antes de qualquer colocação, ou antes  que você se coloque na defensiva, e já comece com aquele mimimi de que as coisas antigamente eram diferentes, de que não gosta de se mostrar, que é reservada ou reservado e que as coisas estão demais, vou te dizer que profissional algum em área alguma se mantém bem se não tiver um bom conhecimento técnico e se não entregar REALMENTE BONS TRABALHOS. Isso é claro e está fora de questão. Antes de qualquer coisa, seja um EXCELENTE PROFISSIONAL no seu campo de ação. Não é sobre isso e nunca foi. Sou antes de tudo professora e acredito e prezo por este aspecto. Mas as coisas vão, quer você queira quer não, além disso. E resistir a mudanças não vai te levar a lugar algum.

Existe uma palavra alemã, que nem sei como pronunciar, e ainda bem que vou apenas escrevê-la, que é zeitgeist e que significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. Acredito que depois de ler esse conceito já entendeu onde desejo chegar, e eu poderia já me dar por satisfeita. Mas, conhecendo a resistência de muitos colegas, vou continuar mais um pouco.

Acompanho de perto através de aulas, palestras, cursos e processos de coaching profissionais desesperados e desesperançosos, muitos desejando parar, mudar e sem saber como resolver essa situação. Vejo mesmo alguns em sofrimento profundo pois amam o que fazem, e é com esses que me preocupo, pois se essa não é sua paixão, acho mesmo que deve repensar e talvez até decidir encontrar o seu verdadeiro lugar no mundo.

Pois bem, o mundo mudou e você precisa entender isso. Com certeza devemos desenvolver nossa carreira de maneira ética, inteligente, mas também lucrativa e no mundo atual para conseguir chegar nesse patamar, não basta apenas ter conhecimento técnico, isso é obrigatório. SIM, é preciso ampliar sua visão e investir no desenvolvimento de novas habilidades. É preciso sair do seu quadrado e mostrar ao mundo seu serviço de forma estratégica e objetiva. E a primeira mudança que deve acontecer não está fora de você , mas dentro. É necessário haver uma mudança no seu mindset.

Mindset é a maneira como você percebe o mundo, a maneira como pensa e como responde aos acontecimentos ao seu redor. E se você continua resistindo às mudanças, tenho algo triste para te dizer: você vai continuar sofrendo as consequências dessa sua escolha. Ficar parado também é uma escolha. E acredite onde não há crescimento há morte. Ou você está crescendo ou está morrendo.

E a primeira mudança que você deve fazer, se deseja crescer, é entender que a odontologia é um negócio. Você tem um negócio e deve tratá-lo como tal, com estratégias claras, metas definidas e planos de ação.

Não resista ao zeitgeist, isso só te afastará mais ainda do seu objetivo profissional. Você tem algum?