ID#82 – Pinos de fibra de vidro, quanto desobstruir?

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal, nesse vídeo vou responder uma questão bem interessante que uma colega da nossa lista de transmissão nos enviou. Ela queria saber se ao fazer a colocação do pino de fibra de vidra há necessidade de desobstruir 2/3 do conduto? Será que é preciso seguir as mesmas normas estabelecidas para os núcleos metálicos fundidos? Ficou também querendo saber? Então vamos lá.

Se você não me conhece ainda, eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e faço vídeos semanais para esclarecer de forma simples e descomplicada detalhes, que com certeza, irão te ajudar.

Mas vamos lá. O que aprendemos sobre pinos? Aprendemos que por questões de estabilidade e retenção, o pino deve ocupar dois terços do comprimento do remanescente dental ou ter um comprimento igual ou maior que a coroa dental, lembrando sempre que deve se preservar de 3 a 5mm de guta percha obturando o terço apical da raiz.

Esses são os conceitos clássicos. Porém devemos pensar, quando vamos colocar um pino de fibra de vidro em duas coisas importantíssimas: a primeira é que quanto mais cimento tiver dentro do conduto maior a possibilidade de contração desse cimento, afinal cimento resinoso é uma resina, ou seja, mais resina mais estresse gerado. Mais estresse gerado, maiores possibilidades de acontecer uma desadaptação do cimento das paredes do conduto. Esse é um aspecto. E o segundo aspecto é que sabemos quanto a adesão a dentina radicular é pobre e quanto mais profunda pior. Se a gente sabe disso porque vamos remover tanta guta? Por que vamos desobstruir tanto? No meu mundo, eu indico e desobstruo apenas até a metade do conduto. Isso se vou fazer uso de pinos, pois hoje existem trabalhos mostrando que não se deve mais indicá-los, mas isso é outra discussão. Não quero enlouquecer a cabeça de vocês, ainda!

Esse vídeo é só para responder se ao colocar o pino de fibra de vidro quanto pode desobstruir. Metade é meu conselho. Se o pino estiver folgado faça a reanatomização, temos um vídeo mostrando o passo a passo dessa reanatomização isso é muito importante porque diminuí a espessura do cimento e o inconveniente do estresse gerado na massa desse material.

Gostou desse vídeo? Fez sentido pra você? Então coloca um like, compartilha beijo grande e te vejo no próximo vídeo.

Deixe seu Comentário