ID#70 – Fio de retração

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal, hoje eu vou começar a atender algumas sugestões de colegas que fazem parte da nossa lista VIP e da nossa lista de transmissão e que por isso estão a todo tempo em contato direto comigo. E se você também deseja fazer parte fique aqui comigo que ao final desse vídeo eu vou te dizer como fazer. Mas hoje o vídeo vai para a colega Sandra Mayumi ou Mayumí não sei bem, lá de curitiba. A sonia quer saber sobre a colocação do fio de retração para um acabamento cervical ideal. Então vamos lá.
Muita gente não gosta de colocar fio retratar pois fica naquela briga constante e parece que o fio está sempre ganhando de 10 X 0 da gente. Mas eu tenho aqui 4 sacadas poderosas para você resolver essa questão. Primeira sacada: use um fio bom. Eu indico sempre o fio da Ultradent o Ultrapack. Fio trançado, que não fica se desenrolando, e fácil de colocar. Indico esse e é o que uso há anos. 
Segunda sacada: Use o instrumento certo para isso. Nada de ficar colocando fio com holemback, cureta, ou espátula de resina. Ah! Mas por que? Porque esses instrumentos nà foram feitos para isso, logo não possuem angulação adequada. Uso a espátula para colocação de fio também da ultradent de número 471 Essa espátula tem um ângulo de 45 graus que ajuda demais no momento da inserção, independente do local.
Terceira sacada: Use o fio mais fino para isso. Não precisa usar um fio grosso pois o objetivo é apenas impedir o aparecimento de fluido do sulco, condição ideal para o momento da restauração e permite que se trabalhe a cervical com mais facilidade, evitando a presença de grande excessos, facilitando em muito. Ou seja, na verdade minimizando e muito o passo de acabamento num segundo momento. Afinal nada ou quase nada de excesso.
E finalmente a quarta sacada: Ao inserir o fio coloque sempre sua espátula inclinado em direção ao dente e nunca em direção ao sulco. Posicione assim e vá deslizando na parede dentária, levando para dentro do sulco.
E se você gostou dessas sacadas coloque um like e faça também a sua pergunta. Fique em contato direto comigo. Como? Vai lá na nossa página inspirandodentiastas.com.br assina a nossa lista VIP e comece a receber os nossos email. Nesses email eu conto como fazer parte da nossa lista de transmissão do Whatsapp.
E vamos nos próximos vídeos responder mais perguntas. Se você também me enviou, fique atento pois a próxima pode ser a sua.
Beijo grande e até mais.