ID#48 – Try Inn – como usar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Essa semana em uma discussão no nosso grupo de WhatsApp alguém perguntou o que eram as pastas Try Inn e como poderíamos usá-las. Você sabe o que são essas pastas? Sabe como usá-las? Se tem alguma dúvida quanto a isso fique aqui pois é exatamente sobre esse assunto o vídeo de hoje.
Olá, eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas. Se você ainda não segue o nosso canal assina aqui para que seja notificado a cada novo vídeo postado. E saiba que fazem um por semana. No nosso canal já tem mais de 100 com vários assuntos, dá uma passeada por lá e veja quanta coisa legal.
Mas vamos lá. Hoje vamos comentar sobre a cimentação de  laminados cerâmicos e a importância do uso das pastas Try Inn. Primeiro ponto: o que são esses tais de Try Inn? Try Inn nada mais são do que pastas de prova, geralmente a base de glicerina e corantes que vão simular o resultado final que será alcançado com esse ou aquele cimento. O objetivo desse passo? aperfeiçoar o resultado estético final. Essas pastas elas já vem nos kit dos cimentos resinosos e vão permitir tantos a nós quanto aos pacientes avaliarem para a tomada de decisão de qual cimento vai usar.
Segunda coisa, o que você usa para cimentar? O ideal é cimentar com  cimentos resinosos fotoativados pois muitas vezes precisamos de tempo para colocar nossas lâminas ou facetas na posição correta, principalmente quando os preparos foram minimamente invasivos, e até mesmo sem términos cervicais. 
Muita gente pergunta se pode usar as resinas flow. Sim pode, mas tem um pequeno detalhe. Não podemos testar a cor do cimento antes da cimentação e muitas vezes isso se faz necessário. Mas vamos colocar aqui duas situações diferentes.
Primeira delas: Você vai cimentar suas cerâmicas em dentes com cores de substratos similares, ou seja um dente tem a mesma cor do outro. Todos iguais. E você não quer mudar nada ao final, apenas quer partir para a cimentação pois tudo saiu conforme você desejava. Cor do substrato mais cor da lâmina igual ao resultado final desejado. Nesse caso você realmente não precisa de Try Inn e pode cimentar com sua resina composta flow translúcida ou da cor que você escolher o final. Quero ao final A2 e tudo aqui está correto para ficar A2 pode também usar uma flow  A2.
Segunda situação: Você tem dentes com substratos diferentes, muitas vezes um claro e outro escuro e ao fazer dos s eus laminados percebe que existem diferenças entre eles. Como minimizar esse efeito? Usando cimentos diferentes. É aí que entra a importância dessas pastas de prova. Muitas vezes para conseguir um resultado semelhante você precisa usar cimentos diferentes. Foi o que aconteceu nesse caso aqui. Dois substratos bastante escuros e diferentes. E para conseguirmos um resultado estético satisfatório tivemos que usar cimentos diferentes, mas isso só foi observado e escolhido depois do uso dessas pastas. No dente da esquerda, esquerda da paciente foi empregado o cimento de maior valor do que o cimento usado no incisivo da direita.
Hoje a maioria dos cimentos venenos que são indicados para esse fim já trazem os seus respectivos Try Inn.
Se esse vídeo te acrescentou algum conhecimento coloca um like. E se você acha que também pode ajudar a um colega, compartilha com ele, comenta sobre nosso projeto Inspirando Dentistas e saiba que de onde veio esse vídeo tem muito mais.
Beijo grande e eu te vejo no próximo.