ID#47 – Clorexidina – usar ou não usar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Muita gente me pergunta se é imprescindível usar clorexidina em todas as cavidades, que horas ela deve ser empregada e se tem alguma influência na força de adesão dos sistemas adesivos as estruturas dentais. Você também tem alguma dessas dúvidas? Então aguarde um segundo que é sobre isso que vou falar.
Para quem não me conhece ainda, eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e faço vídeos semanais para facilitar a sua vida. E hoje assunto é clorexidina. A clorexidina é um detergente com atividade antimicrobiana de largo espectro e age como agente bacteriostático e bactericida. Muita gente quer saber se tem algum problema limpar a cavidade com clorexidina e na verdade não há nenhum problema, muito pelo contrário. Hoje se indica muito o uso da clorexidina após o condicionamento da dentina. Sim, depois de condicionar a dentina, caso o seu sistema adesivo indique o condicionamento ácido total. Depois de condicionar e lavar, remover o excesso de água, aí nesse momento você aplica a clorexidina e deixa na cavidade por 30 a 60 segundos. Depois desse tempo remove essa clorexidina com bolinha de algodão, cânula de endodontia ou papel absorvente, nada de secar a dentina nesse momento, e só depois disso você vai aplicar o seu sistema adesivo. 
A função da clorexidina aí é mais que atuar como agente antimicrobiano. Nesse passo e nesse momento ela vai agir como inibidor de metaloproteinases e cisteínas, que são enzimas, que são estimuladas durante o condicionamento ácido e que como consequência dessa estimulação começam a degradar as fibras colágenas da camada híbrida. Resultado disso? Degradação da união adesiva ao longo do tempo.
Ela pode ser usada com qualquer sistema adesivo? Sim. Mas essa função de inibidora de mataloproteinases é mais evidente nos sistemas adesivos que indicam condicionamento ácido total. Nos autocondicionantes, depende muito da sua acidez.  Quanto mais ácido for o seu sistema maior a possibilidade de estimular essas enzimas. Mas existem algumas controvérsias quanto a empregar a clorexidina com esses adesivos autocondicionantes. Poucos são os trabalhos que mostram o uso da clorexidina com esses sistemas.
Mas, ainda com relação a clorexidina uma super dica: Se você estiver usando o cimento resinoso U200 da 3M nunca use clorexidina antes para limpar a cavidade. Sua química é incompatível com a clorexidina. Não esqueça, ok?
Então para fecharmos o vídeo nossos lembretes de hoje: 1 – Use clorexidina após o condicionamento ácido da dentina; 2 – Para os adesivos autocondicionantes não é tão significante e 3 – Nunca use antes de aplicar o cimento resinoso U200 da 3M.
Se você gostou desse vídeo coloque um like e compartilhe. Visite nossa página inspirandodentistas.com.br e assine a nossa lista VIP, vai ficar sabendo de todas as novidades, nossos cursos, nossas postagens e tudo que estamos fazendo.