ID#40 – Lesões cervicais não cariosas

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá, eu sou Dulce, Dulce Simões do Inspirando Dentistas, e se você ainda não assinou o nosso canal assina agora para ficar sabendo todas as vezes que postarmos um vídeo novo. E hoje eu quero te perguntar se você realmente acredita que a grande causa do aparecimento das LCNC é a escova dura do seu paciente e a técnica de escovação que ele emprega. Eu já vou te adiantar que você está equivocado. Se você ficou curioso ou curiosa então fique aqui que é sobre isso que vou falar.
Pois é isso mesmo, durante muito tempo acreditamos que as escovas duras eram as grandes responsáveis pelas LCNC e na verdade elas devem ser absorvidas dessa culpa, ou pelo menos da responsabilidade de ser o pivot desse crime.
A primeira coisa que você tem que colocar na sua cabeça é que a HDC e as LCNC são doenças multifatoriais. Vai existir um fator maior, aquele que dá o start e a partir daí muitos se misturam. As cerdas de náilon de uma escova não tem o poder de desgastar esmalte para que a dentina seja exposta, causando a sensibilidade e o aparecimento de cavidades. Elas podem sim, depois que a dentina já está exposta e essa exposição se deu por outros fatores como por exemplo a biocorrosão, ou seja ácido todo tempo na cavidade bucal, desmineralizando aquela região, amolecendo esse esmalte e, e aí sim favorecendo a ação mecânica de pastas abrasivas e da técnica errada de escovação. Ou a exposição da dentina devido as tensões geradas na região cervical decorrentes de parafunções, que fazem com que os prismas de esmalte, que já são tão finos aí se quebrem, se destaquem e exponham essa dentina. Aí, a exposição já instala vale recomendar o não uso de escovas duras, o não uso de pastas abrasivas e a não escovação imediatamente após o consumo de alimentos ácidos. Terminou de se alimentar dá um tempo de uns 30 minutos para que esse ácido seja neutralizado e só depois desse tempo faça a escovação.
Então se você se deparar com essas lesões e apenas indicar ao seu paciente a troca da escova dura por uma macia, ou dizer pra ele, tá vendo? Isso é culpa sua que coloca muita força na escovação. Você está sendo negligente. Investigue a causa ou as causas que realmente estão promovendo o aparecimento das lesões. Não cabe tratar só as sequelas, tem que investigar s agentes etiológicos. Fica a dica.
E não vai embora sem deixar seu comentário, sua pergunta, sua dúvida e sua sugestão para novos vídeos. Beijo grande e eu te vejo no próximo.

Deixe seu Comentário