ID#11 – E agora, como reproduzir esse detalhe?

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

E você recebe um paciente jovem com uma fratura no central e vai ter que fazer uma restauração de resina e tendo que devolver todas as características ópticas desse terço incisal. E você se pergunta como vai  reproduzir essa área  de translucidez que as vezes parece azulada, as vezes acinzentada? Quer saber mais fique aqui comigo que vou comentar sobre isso .

Então vamos lá, seja bem vindo aos vídeos do Inspirando Dentistas, eu sou Dulce Dulce Simões e eu verdadeiramente acredito que essas sacadas podem ajudar você a dar um passo no seu dia a dia.

primeiro eu quero te dizer que este é um fenômeno óptico e é natural ao esmalte dental. Esse fenômeno chama-se opalescência e ocorre em todo o esmalte, não é propriedade do terço incisal, embora seja mais observado no terço incisal devido a translucidez dessa região.

Materiais opalescentes contra fundo preto refletem luz azul entretanto quando estão contra fundo branco refletem laranja. Isso é o dinamismo da luz, o que dá a beleza e a naturalidade dessa região.

Você pode conseguir reproduzir esse detalhe de duas maneiras, com resinas próprias para isso ou com tintas. E para você observar se sua resina é mesmo capaz de reproduzir essa característica de forma eficiente com naturalidade, da mesma maneira que acontece quando a luz incide sobre o esmalte você pode colocar um pouco da sua resina sobre uma superfície preta e ela vai ficar com o aspecto azulado e diferentemente se você colocar sobre uma superfície branca ela vai aparecer com tons alaranjados. Do mesmo jeito que o esmalte. Minha preferidas para reproduzir esse detalhe. Trans opal da Ivoclar Vivadent, Trans da Omega da Tokuyama e Iridexcente blue da vitalescensse da ultradent. Existem outras? Sim, mas estou estou te falando sobre as minhas preferidas para reproduzir esse aspecto. Faça o teste naquelas que você tem no consultório, ok

E a segunda maneira é usando tintas.  Mas tenha cuidado. Trabalhar com tintas requer um certo conhecimento. Com tinta o menos é sempre mais, tinta deve ser colocada de tal maneira que mal possamos percebê-la. E fato importantíssimo, quando usamos pigmentos, esses pigmentos eles baixam o valor final da restauração.

Se você gostou dessa sacada compartilhe, comente, divulgue e nos siga nas nossas redes sociais, facebook, instagram, nosso site, youtube e o nosso mais novo queridinho, o podcast.

Vejo você no próximo vídeo beijos e até lá

Deixe seu Comentário