Diante dos desafios, o que esperar da Odontologia?

Diante dos desafios, o que esperar da Odontologia?

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante anos a Odontologia trilhou um caminho estável, seguro e previsível. Bastava se formar, fazer um ou mais cursos de atualização e especialização, abrir seu consultório ou fazer um concurso. Tinha quem fizesse os dois, pois dessa maneira se sentia “seguro” com seu salário fixo ao final do mês. Tudo foi muito bem por várias e várias décadas. Contudo, o mundo vem mudando e como não poderia deixar de ser a Odontologia também. E no trajeto dessas mudanças parece que se chegou a uma encruzilhada onde existiam dois caminhos.

O primeiro caminho se chamava “A Rota Dos Planos Odontológicos”, e o segundo “A Rota Dos Desafios Diários”. A princípio, o chamado do primeiro caminho parecia mais suave, previsível, confortável e SEGURO! E a grande maioria dos profissionais optou por essa trilha. Poucos, naquele momento, considerados loucos ou ousados demais, decidiram seguir pela segunda opção.

Pois bem, tudo tem seu preço e “é no momento de decisão que seu destino é traçado”. O canto da sereia do caminho 1 foi se mostrando, ao longo do tempo, um caminho que ia se estreitando cada vez mais, ficando sombrio, escuro, triste e absolutamente desesperançoso. Muitos tomaram coragem e abandonaram. Perceberam o perigo de continuar. Outros, por comodidade, medo do desconhecido ou até mesmo por não acreditarem no seu potencial, resolveram permanecer. Resultado? Uma Odontologia cada vez mais triste, desesperançosa e muitas vezes de qualidade duvidosa.

Porém, os que resistiram e continuam acreditando na “Rota Dos Desafios Diários” foram em busca de suas conquistas e vitórias. Se por um lado a Odontologia parece sóbria, por outro lado nunca se viu essa mesma Odontologia crescer tanto. Hoje, temos os dentistas mais bem pagos e reconhecidos do mundo. Conseguimos ampliar nossa área de atuação competindo de igual para igual, muitas vezes de forma infinitamente melhor, com outros profissionais de áreas correlatas. Hoje, dispomos de uma tecnologia nunca antes imaginada, que melhora nossos resultados entregando, a quem nos procura, um serviço rápido e de excelência.

Por isso deixo aqui a pergunta: de que desafios estamos falando? Estamos falando do desafio de continuarmos em um caminho que se mostra cada vez pior ou do desafio de se desenvolver cada vez mais de forma técnica e comportamental rumo a uma Odontologia de qualidade nunca antes imaginada?

Deixe seu Comentário