ID#66 – Ainda tem medo de Bulk Fill?

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e por mais que eu já tenha feito outros vídeos sobre resinas bulk Fill muita gente ainda se sente insegura e sem entender porque essas resinas podem ser colocadas em espessuras maiores sem problemas. Você também se sente assim? Então vamos conversar um pouco mais sobre isso.

Vamos pensar que Bulk Fill é uma nova classe de resinas e que vem com um conceito diferente que busca agilizar a vida do dentista. Todo mundo quer ganhar tempo mas quando chega o material com essa proposta você fica inseguro? Pois essas resinas além da vantagem de ser colocada numa espessura até 4 a 5 mm e não ter problemas quanto a contração de polimerização e quanto a profundidade de presa, ainda tem as vantagens de poder ser usada com qualquer sistema adesivo e junto com outras resinas.

O grande questionamento é: será que realmente não tem problema de contração? Será que polimeriza toda a camada realmente? Hoje a literatura mostra que sim. E o que trago aqui para vocês sempre está baseado na minha experiência ms acima de tudo na literatura científica.

Essas resinas podem ser classificadas em dois grupos: nas resinas bulk fill flow e nas resinas bulk fill convencionais ou regular. De acordo com essa classificação nos podemos criar dois protocolos diferentes como vocês estão vendo aqui. E nesse vídeo eu vou mostrar para vocês o primeiro protocolo onde fazemos toda a sequencia do sistema adesivo empregado, aqui vamos usar um autocondicionante de dois passos, então condicionamos apenas o esmalte, lavamos secamos com jato de ar, não há problema algum porque a dentina não foi condicionada. Aplicamos o primer condicionante da dentina, sempre optamos pela técnica ativa, esfregando na dentina, secamos e colocamos o bond. Leve jato de ar e polimerização. 

Vamos então preencher quase toda a cavidade, de uma só vez com a resina bulk fill flow, polimerizar e aí sim usar uma camada de outra resina, aqui usamos uma resina nanohíbrida com uma espessura de 1,5 a 2,0mm de espessura, geralmente uma resina de corpo ou body, que é uma resina de translucidez intermediária, refazendo cúspide a cúspide e ja finalizando com a escultura desejada. Explicar detalhadamente sobre cada tipo de resina e porque escolhi essa de acordo com a variação de translucidez das várias resinas que temos no mercado levaria muito tempo, mas isso fica bem claro no nosso treinamento online sobre Resinas compostas.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse novo conceito Bulk Fill coloque aqui que faço questão de responder a todos. Conheça o nosso site e assine nossa lista VIP para saber tudo que fazemos. E teremos ainda muitas novidades em breve,

Beijo grande e até o próximo vídeo.