ID#63 – Facetas de Resinas Compostas

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e falei no vídeo passado, sobre aquele momento em que ficamos em dúvida quanto ao material devemos empregar para uma faceta. E nesse vídeo eu comentei que quando as facetas são em resina podemos fazer essas facetas pelas técnicas direta, semi-direta, indireta e pré-fabricadas. E algumas pessoas me questionaram quem é o que. E nesse vídeo vou definir cada uma delas para que suas idéias possam clarear.
Então vamos la. As facetas de resina composta podem ser classificadas quanto a técnica restauradora em diretas, semi-diretas, indiretas e pré-fabricadas. Mas quem é quem? Calma vamos por partes.
As facetas diretas são aquelas que fazemos a colocação das camadas das resinas diretamente sobre a superfície do dente após os procedimentos adesivos; fazemos a adesão e aí sim vamos estratificando a restauração para se obter o resultado esperado.
Já as facetas semi-diretas são aquelas em que a colocação das camadas das resinas são feitas sobre o dente mas sem que tenha sido realizado nenhum tipo de procedimento adesivo prévio. Sim, a gente faz a resina e depois cimenta. Faz todos os ajustes antes, faz a anatomia primária e secundária e só depois cimenta e finaliza com ela já cimentada. Aqui nós estamos mostrando um caso onde as facetas foram feitas pela técnica semi-direta
As indiretas são feita fora da boca. Você faz a moldagem dos dentes preparados, obtém o modelo de gesso e aí sim as facetas serão confeccionadas em uma fase laboratorial e posteriormente cimentadas; 
E Finalmente as pré-fabricadas que são facetas de resina composta com forma, cor e tamanho predeterminados e que estão disponíveis no mercado. Serão escolhidas as que mais se adaptam ao caso e cimentadas em uma única sessão. 
Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens e vai depender muito daquilo que você domina. Eu gosto muito da técnica semi-direta.
Se você gostou desse vídeo saiba que de onde veio esse tem muito mais. Assine nosso canal e faça parte desse grupo que busca compartilhar conhecimento. Mas não sai daqui sem colocar um like ou não, deixar seu comentário e tirar suas dúvidas. Beijo grande e te vejo no próximo vídeo.