ID#61 – Fio de retração gengival

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Eu já fiz uma postagem falando da minha dificuldade quando comecei a colocar fio de retração gengival. Ficava atrapalhada, entrava num lado e saia do outro. Um inferno. Hoje faço esse passo em muitos momentos e é sobre fio de retração que vou falar hoje. Vamos lá?
Olá eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e vamos falar algumas coisas sobre afastamento gengival com fio de retração. A utilização do fio vai além do seu uso durante a moldagem. Esse procedimento pode ser usado para marcar onde desejamos que o nosso preparo deve terminar como estou mostrando aqui. Ainda vamos usar para fazer restaurações quando não vai haver isolamento absoluto e quando vamos fazer cimentasses para evitar que o cimento entre no sulco gengival, além claro de controlar a umidade.
Perguntas frequentes: Qual o melhor fio? Gosto dos fios trançados e uso há anos os fios da Ultradent, o Ultrapak. Existem vários que começam com a numeração de 000 até o fio 3. O fio Ultrapak é feito de 100% algodão. Tem uma grande vantagem, as suas pontas não ficam desfiando. Eles não estão impregnados, e aí se você quiser pode usar qualquer líquido hemostático. O que você preferir.
Outra pergunta: Usar hemostático pode interferir na ação dos adesivos? Na adesão? Geralmente quando estamos trabalhando em procedimentos restauradores o fio colocado vai seco, sem hemostático. Um detalhe, fio de retração não foi feito para parar sangramento de gengiva inflamada. Sempre devemos trabalhar em tecido gengival sadio. partindo desse raciocínio não terei sangramento desde que eu não machuque essa gengiva. 
Sim, mas se eu quero colocar hemostático? Molhe o fio e retire todo o excesso com uma gaze levando o fio quase seco e desse modo não vai haver problema algum com seu sistema adesivo.
A colocação do fio deve ser feita com espátulas próprias para isso e essa espatula deve ser inclinada em direção a parede do dente e vai gentilmente fazendo a inserção como você pode ver aqui.
Se você gostou desse vídeo saiba que de onde veio esse tem muito mais. Assine nosso canal e faça parte desse grupo que busca compartilhar conhecimento. Se fez sentido para você deixe aqui seu like e seu comentário. Beijo grande vejo você no próximo vídeo.

 

Deixe seu Comentário