ID#74 – Silicone de Adição

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Como falei no vídeo anterior hoje vou comentar sobre dois pontos importantes que você deve se ligar quando estiver usando um silicone de adição. Se você já sabe ótimo, vamos apenas confirmar e se não sabe fica a dica.

Olá pessoal, para quem não me conhece ainda eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e faço vídeos semanais para facilitar sua vida. Se não conhece ainda nossa página visite inspirandodentistas.com.br assine nossa lista VIP e receba por email todas as nossas novidades.

Como falei inicialmente esse vídeo é a continuação do ID 73 e se você não viu ainda dá uma parada vai lá assiste e depois volta pra cá.
Lá eu comentei que o silicone de adição não libera subprodutos álcoolicos. O que isso quer dizer? Quer dizer que por não liberar esses subprodutos ele é um material mais estável com mais estabilidade dimensional. 
Maravilha. Mas preciso chamar atenção a dois pontos, como prometi. E esse é o primeiro ponto que quero chamar atenção. Repetindo o silicone de adição não libera subprodutos alcoólicos mas em contrapartida libera Gás Hidrogênio como subproduto se houver presença de impurezas , mas atenção isso não leva a perda de estabilidade. Mas e o que é que isso pode causar? Pode causar bolhas negativas no gesso vazado se esse gesso for colocado imediatamente a moldagem. E aí vem a primeira sacada para resolver essa questão. Para neutralizar esses efeitos , é aconselhado que NÃO se vaze o modelo imediatamente após a moldagem , espere pelo menos 1 hora para vazar pois é o tempo necessário para que esse Hidrogênio seja eliminado. 

E o segundo ponto é que os Silicones de adição não combinam com luvas de látex. Ou seja você não pode manipular esse material usando luvas de látex pois o enxofre que existe nesse tipo de luva tem muita afinidade por um ácido que está na composição desse material que é o ácido cloroplatínico e essa afinidade faz com que o enxofre capture, roube parte dos elementos químicos necessários para a polimerização desse material. E se ele não polimeriza efetivamente, e claro, com isso teremos problemas.

Solução? Use na hora de manipular luvas de nitrido ou de vinil que não possuem enxofre, isso caso você não tenha um aparelho misturador das pastas.

E se você gostou desse vídeo coloque um like, comente e compartilhe com seus amigos. mande para os WhatsApp dos colegas, vamos difundir conhecimento. 
Beijo grande e eu te vejo no próximo.