ID#33 – Diferentes concentrações, diferentes tempos

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal depois de algumas semanas corridas devido ao terceiro lançamento do nosso curso resinas compostas – a arte do possível, estamos aqui de volta com nossos vídeos semanais. E se você não me conhece eu sou Dulce Simões e hoje vamos comentar sobre clareamento caseiro. Você sabia que diferentes concentrações devem ser empregadas em diferentes tempos? Se isso te interessa você está no vídeo certo.
Hoje em dia todo mundo faz clareamento dentário e hoje temos muitos materiais no mercado, o que pode levar a uma certa confusão. O que eu devo usar? Como vou usar?
Temos, para clareamento de dentes vitalizados, duas técnicas, a técnica de clareamento caseiro supervisionado e a técnica de consultório. Nesse vídeo quero comentar com você apenas sobre clareamento caseiro supervisionado. 
A substância mais usada para o clareamento caseiro é o peróxido de carbamida que encontramos nas concentrações de 10, 16 e 22%. Tudo tranqüilo até aqui. Mas é nesse ponto que eu quero contar uma história. 
Estava dando uma aula outro dia e uma colega me contou que o irmão teve muita sensibilidade durante o clareamento, e que não conseguiu, de forma alguma, fazê-lo, mesmo ela usando um material de baixíssima concentração. E se ela me falou baixíssima concentração, pensei peróxido de carbamida a 10%, pois para clareamento caseiro supervisionado, é o de menor concentração. E para minha surpresa ela disse, não professora era ainda um menor. E eu respondi, não existe de menor concentração, e ela disse existe sim, na hora do intervalo eu peço para ele me mandar a foto do material.
E, claro, havia um erro aí. Realmente, numericamente, era menor, mas não era peróxido de carbamida, era peróxido de hidrogênio à 7,5%. E ela indicou o uso durante toda a noite. Peróxido de hidrogênio é em torno de 3 vezes mais potente que peróxido de carbamida. Um exemplo, peróxido de carbamida a 10% equivale a mais ou menos peróxido de hidrogênio a 3,5%. E se foi usado peróxido de hidrogênio a 7,5% isso equivale a peróxido de carabina a mais de 20%.
É preciso ficar atento a esses detalhes, não só aqui no caso dos clareadores, mas em todos os materiais que você estiver usando. Comprou algo novo, vai dar uma lida, em como se usa, nas características do material. Sempre digo que é preciso entender para melhor usar. Quando indicamos peróxido de hidrogênio devemos usa-lo em um curto período de tempo, exatamente pelo fato de que existe aí uma maior concentração de peróxido de hidrogênio, que é a substância ativa responsável pelo clareamento e peróxido de carbamida também se dissocia em peróxido de hidrogênio.
Então se você estiver indicando peróxido de carbamida a 10 ou 16% uso de no mínimo 4 horas,  peróxido de carbamida a 22%, de 1 a duas horas. Se escolheu peróxido de hidrogênio a 4% o uso é de 2 horas diárias, peróxido de hidrogênio a 6%, uma hora e meia, 7,5% 1 hora e peróxido de hidrogênio a 10% apenas meia hora por dia. 
Se você gostou desse vídeo coloca um like, compartilha, e comenta. Conta aqui o que tem usado e como estão seus resultados. 
Um beijo grande e vejo você no próximo vídeo.