ID#58 – Pastas polidoras

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá, eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e hoje vamos falar sobre as pastas usadas para o polimento das resinas compostas.
Muita gente negligencia o passo de  acabamento e polimento e eu já vou te dizendo que esse é um grande erro, e que esse passo conta muito do capricho do profissional pelo seu trabalho. Existe uma sequência, onde devemos começar com materiais de maiores granulações e vamos passando para os materiais de menores granulações. Existem muitas borrachas, muitos discos mas hoje vamos focar no momento final que é feito com as pastas polidoras. Mas usar pastas é mesmo imprescindível? Imprescindível não, mas no meu ponto de vista faz toda diferença. 
Existem dois tipos de pastas. As pastas a base de óxido de alumínio e as pastas a base de diamantes. Aqui nós temos dois exemplos maravilhosos de pastas. Essa de óxido de alumínio e diamante.
Embora não seja unanimidade, e se estamos falando do mesmo tamanho ou da mesma granulação das pastas, acreditasse que as pastas de óxido de alumínio oferecem um melhor polimento. Isso pode acontecer devido a dureza menor dos grânulos do óxido de alumínio em comparação com o diamante, e ainda porque o formato das partículas tem menos áreas com ângulos vivos. Mas isso é muito relativo e eu aconselho que você observe o brilho que os dentes naturais possuem. Vejam aqui: Dois polimentos com pastas diferentes. Nesse usei pasta de óxido de alumínio e nesse pastas diamantadas. Restaurações realizadas com as mesmas resinas compostas, a mesma sequência de acabamento e polimento. As únicas mudanças foram as pastas.
Ah! Mas como devo usar essas pastas? Primeiro vou dizer a você como não usar. Nunca use essas pastas com borrachas abrasivas pois essas borrachas com certeza terão grânulos maiores que os grânulos das pastas, e ao entrarem em contato com a superfície da resina podem reduzir o polimento que a pasta tinha deixado.
Sim, vimos o que não usar mas o que usar? Minha dica para você é usar essas pastas com essas escovas de pelo de cabra, minhas favoritas pois entram em qualquer lugar. Outra opção é usar os discos de feltro. 
Se você gostou desse vídeo coloque um like e saiba que de onde veio esse tem muito mais. Bj grande e eu te vejo no próximo.

 

Deixe seu Comentário