Águia ou Galinha?!

Tempo de leitura: 2 minutos

aguia ou galinha

Dias atrás, estava em um café conversando com uma amiga, ex-aluna que deixou a Odontologia por motivos que não vem ao caso agora. Apesar de estar em outra área, ela ainda tem amigos do tempo da graduação. Nessa conversa, ela me relatava que havia encontrado com essas pessoas e que tinha ficado muito preocupada, pois estavam desanimados com o trabalho. Pairava um desânimo e todos concordavam que apenas “assavam e comiam”. Essa conversa me deixou incomodada pois acredito na profissão e vejo outros ex-alunos que estão empolgados e tendo êxito dentro dos seus consultórios, cobrando bem e tendo muitos pacientes. Fiquei pensando onde estaria a diferença.

Dias depois, ouvi uma historia sobre ser águia ou galinha. Conta que o ovo de uma águia caiu em um ninho de galinhas e por esse motivo essa ave fora criada como uma galinha. E como uma galinha que acredita ser, mesmo tendo desejos de voar e potencialmente podendo voar, acreditava que nunca seria capaz. E aí eu pergunto, você está sendo águia ou galinha? Se continua andando com pessoas que acreditam que nada pode dar certo, que a profissão está ruim, que os dentistas só terão pacientes se estiverem se submetendo aos planos, onde o trabalho é escravo e a remuneração é vergonhosa, realmente a coisa esta feia. Fica difícil enxergar que existe um lado próspero.

Mas essa prosperidade não cai do céu. Não adianta ficar se lamentando e colocando a culpa em plano, em governo, na cidade, na economia, e continuar dentro da sua salinha fazendo sempre a mesma coisa, usando os mesmos materiais e técnicas que aprendeu na faculdade. Sucesso e prosperidade exigem investimento. E quando falo em investimento não estou me referindo apenas a investimento financeiro, embora este esteja incluso. Falo em investir tempo em cursos, em reciclar, em melhorar cada vez mais a sua performance. Existe uma curva de aprendizagem. Tem que ter foco e determinação. Você precisa saber onde deseja chegar. E só assim focar, acreditar e caminhar na direção. Existe um padrão semelhante àqueles que sabem voar, que têm sucesso, que estão felizes com o que fazem, àqueles que são águias.

A questão não é a profissão e sim o que você escolheu ser: águia ou galinha!