ID#43 – Paciente x Profissional

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Olá, se você não me conhece ainda eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas e nesse vídeo eu quero trocar uma idéia com você sobre o padrão de estética dentária atual. 
Definitivamente todo mundo já percebeu que o padrão de estética dentária mudou. Hoje todos os pacientes, com raríssimas exceções, desejam um sorriso com dentes absolutamente brancos, grandes, quadrados, brilhantes, sem textura alguma, perfeitamente alinhados, sem a dominância dos centrais e ameias interdentárias fechadas. Esse é o novo padrão, é o desejo de consumo daqueles que nos procuram em busca de melhorar seus sorrisos. E aqui vai meu primeiro questionamento: melhorar ou padronizar? 
A mim, parece que a Odontologia que buscava a naturalidade acabou. Muito vezes mandamos fazemos um enceramento maravilhoso seguindo todas aquelas regrinhas que aprendemos e na hora do MOCKUP o paciente olha e começa a fazer mil considerações. 
E depois de todas essas considerações e pitacos, e de você ter ajustado como ele ia indicando o resultado é aquele sorriso artificial. 
E olha que não adianta você querer justificar que isso não é natural, que não existem dentes assim e que vai ficar estranho, todo mundo vai saber que não é dele. Ma s a resposta é: quero exatamente assim.  E aí eu me questiono novamente: será que para o paciente não é uma nova maneira de status, informar aos outros que acabou de fazer esses procedimentos tão na moda?
Tenho visto alguns casos em que na verdade nada precisa ser feito, talvez um pequeno ajuste, coisa simples e conservadora. Mas o paciente insiste e se você resiste ele procura outro que satisfaça os seus desejos.
O pior é quando já trazem as fotos com os dentes e diz: quero ficar assim. Tenho vontade de sair correndo e nunca mais voltar. Mas fazer o que? Tenho que escutar. Escuto toda história e aí, ao final faço a seguinte pergunta: o que realmente você deseja alcançar com essa mudança? Preste bem atenção, apure a sua escuta. Na maioria dos casos vai conseguir perceber que o objetivo a ser alcançado ultrapassa o desejo apenas de ter um belo sorriso. 
Cuidado com esse tipo de paciente pois com certeza serão aqueles que vão te dar mais trabalho. E sabe porque? Porque a insatisfação é interna e não externa.  Mas isso é papo para outro momento. 
Sinceramente não sei o que pensar. Mas  sei que essa exigência por esses resultados que muitas vezes parecem aberrações tem incomodado muito aos dentistas que gostam e lutam por resultados bonitos. Afinal a beleza está na naturalidade dos elementos integrados ao conjunto, dentes, sorriso e rosto. 
Será que isso também te incomoda ou não está nem aí ,e apenas pensa que vai entregar o que ela ou ele deseja? Bem, talvez isso seja um incômodo apenas meu, e um certo saudosismo dos trabalhos onde a naturalidade era o objetivo final.
Comente aqui seu comentário de como se sente com relação a esse novo momento. É bom saber outras opniões quem sabe consigo mudar minha maneira de ver isso?
Se gostou desse vídeo coloque um like, visite nossa página inspirandodentistas.com.br e assine nossa lista vip para receber todas as nossas novidades.
Um beijo grande e até lá.