ID#23 – Seleção de dentes posteriores

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Muita gente me pergunta sobre como fazer seleção de cor para restaurações posteriores com resinas compostas.  Eu vou te dizer uma maneira bem simples de você conseguir acertar na grande maioria dos casos. Se você está a fim de saber como essa dica pode te ajudar rapidamente fique aqui que vou te contar
Olá pessoal eu sou Dulce Simões do Inspirando dentistas. Como sempre mais uma vez a cor atanazando a vida dos dentistas. Que cor?que cor? que cor? Parece até a maldição da cor. Mas vamos responder rapidamente esse questionamento pois sei que vocês estão ansiosos. para dentes posteriores esqueçam essa história, esse preciosismo de seleção de cor. Vamos ser diretos e objetivos e podemos acertar a grande maioria dos casos se usarmos apenas 3 tipos de resinas. E deixando suas restaurações maravilhosas, ok? Afinal não quero que nada fique meia boca. Olha pessoal aqui não vou entrar no mérito de que resina você deve empregar no que se refere a classificação mas vou falar somente da questão cor.
Para restaurar um dente posterior você vai usar uma resina de dentina, uma resina de esmalte cromático e uma resina de esmalte acromático. Para a resina de dentina, que é mais opaca, devemos escolher uma resina de maior saturação. Então tenha uma resina de dentina A3, A3,5 ou B3. Já dá para resolver milhões de casos. Depois dessa resina de dentina você vai colocar uma resina de esmalte cromático e pode apostar na cor A2. E finalmente como última camada uma resina de esmalte acromático levemente esbranquiçado. 
Mas Dulce o que é uma dentina de esmalte acromático? São as resinas que são para esmalte mas não apresentam essa nomenclatura da escala Vita, como A1, A2, B1, e por aí vai. E porque usar essa resina no final? Porque em geral 90% dos dentes posteriores. Ah! mas eu não tenho essa resina de esmalte acromático… Ok, nada de desespero, finaliza com a A2 de esmalte mesmo, certo? 
Ah! Não tenho mas quero ter… Boa, palminhas, sinal de que está querendo fazer melhor…
Cores e marcas? A WE da Z350 XT da 3M ESPE, a T20 na Empress Direct da Ivoclar Vivadent, as cores PF e PA da Vitalescence, Ultradent, ou a Trans Neutral da Opallis, FGM.
Mas pessoal atenção, essa é uma sequencia para cavidades que tenham espaço para essas três camadas, vale aqui o bom senso, certo? cavidades minúsculas usem apenas a resina de esmalte cromático A2.
Se vocês gostaram dessa sacada compartilhem, curtam e comentem. E não deixem de visitar nosso site inspirandodentistas.com.br. Se você ainda não baixou vai lá que tem dois ebook esperando por você.
Um beijo grande e até o próximo vídeo.