ID#21 – Sistemas adesivos universais

Tempo de leitura: 3 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal, eu sou Dulce, Dulce Simões do Inspirando Dentistas. E olha a pergunta que sempre me fazem: O que é, na verdade, um sistema adesivo universal, e como devo usá-lo?
Você também tem essa curiosidade? Então vamos entender 4 pontos importantes dos sistemas adesivos universais.
Ponto número 1 é entender quem são esses adesivos universais ou também chamados de adesivos multimodais. O nome já dá a primeira dica. São adesivos que tem a capacidade de se unir a vários substratos, tanto aos tecidos dentários, como aos diversos materiais. É um sistema que aparece como última tendência no mercado. 
Esse nome Universal também pode ser devido as suas variadas possibilidades de aplicação. Eles podem ser aplicados como um sistema convencional de dois passos, aquele grupo onde a gente faz o condicionamento ácido do esmalte e da dentina, e depois lava e aplica o adesivo. Segue o mesmo protocolo. Ou ainda, pode ser usado como um sistema autocondicionante de passo único. Onde não se realiza o condicionamento da dentina, mas pode e deve ser feito o condicionamento ácido do esmalte, apenas do esmalte. Já falei sobre a importância de condicionar o esmalte, que é considerado um protetor na integridade e na durabilidade dessa restauração, em outro vídeo. Se você não assistiu procura e assiste, vale a pena.
Ponto de número 2 e que chama atenção nesse tipo de sistema, embora nem todos os sistemas tenham a mesma composição, é a presença do silano. Ou seja, esse material pode substituir o silano em cerâmicas vítreas, ou em pinos de fibra de vidro, ou ainda substituindo primes para cerâmicas como alumina e zircônia.
Ponto 3.  Alguns fabricantes informam que esses adesivos universais são mais compatíveis com materiais de presa dual e química. E falo bem disso no nosso e-book sobre cimentação adesiva. Se você não baixou ainda vou deixar o link aqui abaixo. Clica e baixa nosso e-book totalmente gratuito pra você.
E o ponto 4 a ser observado é a presença na grande maioria desses sistemas de uma substância chamada MDP, que tem a finalidade de promover uma adesão mais estável à dentina. Uma adesão química que acontece com o cálcio. Atenção a um detalhe aqui. Se seu sistema adesivo tem MDP nada de condicionar dentina. Por que não Dulce? Explica isso melhor. Fácil fácil acompanha meu raciocínio. Se esse MDP gosta do cálcio é bom que tenha cálcio nessa dentina. Mas amiguinho se você faz condicionamento ácido da dentina o que você promoveu? desmineralização. Tá me acompanhando? Quem desmineraliza tira o que? Bingo, tira cálcio. E aí pessoal resultado disso, uma diminuição na efetividade desse sistema adesivo na dentina.
Ficou claro isso? Se ficou coloca um like, me dá um feedback, pra eu saber que vocês estão me entendendo. E se ficou mais confuso ainda me diz onde ficou a confusão e faço outro vídeo descomplicando o que ficou confuso.
Vamos lá pessoal, ação é tudo. Um beijo grande e vejo vocês no próximo vídeo.