ID#19 – Seleção de cor

Tempo de leitura: 2 minutos

Transcrição do vídeo

Olá pessoal, eu sou Dulce Simões do Inspirando Dentistas, e se você caiu aqui de paraquedas hoje vai ter o prazer de saber que sempre levamos em consideração as sugestões dos nossos seguidores e hoje eu vou responder uma dúvida da colega Ednarda sobre seleção de cor. Se essa também é uma dúvida sua fique aqui que é sobre isso que vou falar nesse video.
Existem muitas maneiras de fazer seleção de cor, se você não tem nenhum protocolo veja se esse fica claro para você. Se gostar usa e se não gostar tudo bem, existem várias maneiras que pode se adaptar melhor a você.
Relembrando a cor tem três dimensões, Matiz, Croma e Valor. Todo mundo acha que na nossa escala Vita só temos a representação do Matiz e do Croma. Matiz com as letras A, B, C e D e Croma ou Saturação com os números. E pensam que durante a seleção de cor só conseguimos escolher Matiz e Croma. E essa foi a dúvida da colega, como encontrar o Valor, antes de começar a fazer. E tenho um vídeo sobre isso, como descobrir se estou com a minha restauração com o valor correto. Se você não viu corre lá e assiste. 
Pois a primeira sacada de hoje é: vamos começar a nossa seleção pelo Valor. Como assim Dulce? Como Valor se ele não está lá? Está sim, só que você precisa descobrir onde. Dê uma olhadinha na caixa da sua escala e vai ver que na caixa ele trás uma sequencia de arrumação da escala em Valor e não como costumamos arrumar em Matiz e Cromas. A sequencia é essa aqui. Essa sequencia é uma sequencia de valor. na sua esquerda está o maior valor e a medida que vai para a direita da escala o valor vai diminuindo.
Então vamos arrumar assim. Colocamos o paciente em posição e vamos colocar toda a escala em posição. Vamos ver o grupo que mais se assemelha ao dente que foi escolhido para seleção. Quando a gente escolhe esse grupo, já estamos escolhendo o valor. Vamos esquecer todo o resto porque seleção de cor se faz por eliminação sabiam disso. 
Pegamos o nosso grupo e aí escolhemos agora o Matiz. Escolhido o Matiz eliminamos os outros matizes. e agora escolhemos o croma ou saturação. Assim, escolhemos aqui primeiro o Valor, depois o Matiz e por fim o Croma ou Saturação. É uma das mil formas de fazer seleção.
Espero que eu consiga ajudar vocês com esse vídeo e se você gostou curta. cada vez que você curte ou comenta o youtube entende que esse vídeo tem um conteúdo relevante e passa a mostrar para mais pessoas.
Se você tem mais colegas com essa mesma dúvida compartilhe o vídeo nas suas redes sociais e faça girar essa informação.
E eu vejo vocês no próximo video, beijo grande!